Você sabe o que é TDAH?

Você sabe o que é TDAH?

TDAH é um Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, normalmente apontado na infância e que pode acompanhar a pessoa até a sua vida adulta. Não podemos afirmar que aumentaram o número de casos, mas sim que se passou a observar e diagnosticar de forma mais efetiva.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS

Esse transtorno é caracterizado por 3 principais sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

A verdade é que muitas pessoas chegam à idade adulta sem ter esta constatação, e então se deparam com as dificuldades no aprendizado e os desafios no trabalho. Existem ainda alguns outros sintomas secundários associados aos sintomas principais citados acima como a procrastinação, gestão de tempo, dificuldade em manter o interesse em cursos, hobbies, atividades, manter um pensamento rígido e as consequências resultantes.

COMO LIDAR COM ISSO?

É isso que vamos abordar aqui e trazer a palavra de uma profissional da área para nos ajudar a entender um pouco destes mecanismos.

Um dos fatores que tem grandes consequências no dia a dia do adulto é a falta de atenção. É comum ele ficar desapercebido de seus compromissos de horário, gerenciamento de tempo e tarefas, e acaba deixando de cumprir aquilo a que se comprometeu.

Então pode acontecer de perder um compromisso de horário, deixar de entregar uma tarefa, perder uma agenda de prova, se comprometer com uma atividade e não entregar. Isso pode ser frustrante, ao mesmo tempo que rotula a pessoa por sua falta de responsabilidade.

E COMO PODEMOS CONTORNAR

Que estratégias adotar e ser mais produtivo? Primeiro de tudo identifique tarefas que estão inertes e que precisam de ações.

Delimite 3 a 4 tarefas importantes que precisam ser realizadas, anote e ordene por prioridade. Reserve em torno de 40 minutos para trabalhar em cada tarefa e cumpra a atividade dentro de seu planejamento. Não tente colocar muitas tarefas por vez, para que seu compromisso não fique inviável. Ao longo do tempo, vá elegendo outras atividades e definindo ações, seguindo esta linha de trabalho, realizando assim seus projetos e planos.

Quer entender um pouco mais sobre os prejuízos com a falta de atenção. Neste vídeo a psicóloga Lara D’Almeida traz muitos esclarecimentos sobre o assunto.

Workover

Workover

A Workover é uma comunidade de aprendizes e professores desenvolvendo a tecnologia para um mundo melhor. Com isso apresentamos soluções completas para sua empresa promover desenvolvimento, treinamento e retenção de seus colaboradores e para alunos independentes aprenderem gratuitamente no ambiente profissional que o mercado já conhece e confia.

Postagens recentes