Aprenda a dar feedbacks construtivos!

Aprenda a dar feedbacks construtivos!

Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos profissionais de uma equipe e trabalhar com transparência, o feedback é uma ferramenta essencial. Por isso, deve fazer parte do planejamento de toda liderança.

Quando oferecer feedback

Podemos dar feedback sempre que necessário e de forma regular, promovendo reuniões agendadas periodicamente para esta finalidade. A vantagem de dar o feedback sempre que necessário, favorece a conversa nos momentos que são mais oportunos e que existam situações recentes a serem tratadas, indo direto ao ponto.

Já os feedbacks agendados periodicamente e com todos os envolvidos da equipe, logicamente em conversa individual, traz uma segurança aos funcionários, não havendo um clima de receio ou defensiva. É um procedimento estabelecido, sem caracterizar um confronto pessoal.

Como fazer este processo

O feedback deve ser claro, específico, objetivo, apontando ações e não sentimentos. Fale de forma clara e precisa sobre ações do colaborador que merecem sua atenção e mudanças, trazendo exemplos palpáveis, como: “notei que você não encaminhou os relatórios no prazo nas últimas 3 semanas”. Note que um feedback desta forma é muito diferente de dizer: “você sempre atrasa o seu trabalho”.

O feedback que generaliza e não pontua claramente onde ou quando ocorreu a falha, torna a mensagem questionável e a partir daí, tudo o mais pode ser contestado ou não assimilado.

Ainda falando da clareza nos feedbacks, falar sobre onde estamos e aonde queremos chegar ajuda muito. E mais, quando o líder está tratando com um profissional sênior, os objetivos podem ser norteados de forma macro, pois esse profissional pode ter segurança e expertise do que deve ser feito. Já quando o líder orienta colaboradores menos experientes, vale a pena detalhar os objetivos e atividades esperadas.

O que não pode faltar na prática do feedback

Existem aspectos que não podem ser esquecidos no processo de feedback e vamos listar alguns deles:

  • Como já falamos, ser específico e objetivo.
  • Destaque as ações (ou falta delas) que comprometeram o serviço.
  • Observe os pontos positivos e reconheça.
  • Tenha uma comunicação aberta ouvindo o outro lado e sendo empático.
  • Monte um plano para tratar os problemas e monitore.

O feedback é uma ferramenta efetiva e sendo bem utilizada, vai motivar, engajar, criar um bom ambiente de trabalho e o mais importante, impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal de todos.

Workover

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